Rádio Viva Rio Realiza Audição Do CD De Lucas Santtana

Na última quinta-feira, 24 de julho, representantes de 30 rádios comunitárias do Rio de Janeiro participaram da audição do novo cd do cantor e compositor Lucas Santtana, realizada na sede do Viva Rio. “Parada de Lucas” é o segundo disco do artista e foi lançado pelo selo Diginóis, criado pelo próprio. Durante o evento os convidados ouviram e dançaram músicas como “Samba Cubano” e “Eu@.com.você”, e ainda assistiram ao clipe da música “Tática de Machine” – que mesmo tendo sido gravado com poucos recursos empolga pela criatividade.

“O clipe foi gravado com uma verba recorde de R$500,00. Fomos a uma dessas casas onde as pessoas vão para jogar videogame, juntamos uma galera e começamos a filmar. Usamos também cenas de um documentário sobre futebol, de João Moreira Salles”, conta Lucas, sempre sorridente.

Logo após a exibição do clipe, Lucas participou do programa MPBeleza, que vai ao ar às terças e quartas-feiras, das 20:00 às 21:00 horas, na Rádio Viva Rio (1180AM). Ele falou sobre a boa receptividade de seu trabalho no exterior - seu primeiro cd, “Eletro Ben Dodô” foi incluído pelo jornal The New York Times na lista dos dez melhores cd’s independentes do ano de 2000 , mostrou três faixas de seu novo trabalho e convocou os ouvintes para curtirem o programa Superestéreo, que vai ao ar todas as sextas-feiras, das 14:00 às 15:00 horas, também Rádio Viva Rio. Ele divide a produção e apresentação do programa com Plínio Profeta, um dos produtores de “Parada de Lucas” e co-autor de “Samba Cubano”, uma das melhores faixas do cd.

Ainda durante o evento, todos os presentes receberam do próprio Lucas o CD autografado e tiveram a oportunidade de entrevistá-lo. “Parada de Lucas” é inspirado na obra de Milton Santos, que escreveu entre outros títulos “Pobreza Urbana”, “Pensando o espaço do homem” e “Por uma outra globalização”.

Neste álbum, Lucas Santtana utiliza baterias eletrônicas, percussões afro-brasileiras e sintetizadores sarapas para descrever em suas letras ambientes onde a cultura popular faz, inconscientemente, falar mais alto o nosso território, manipulando sem medos, e de maneira divertida, as tecnologias disponíveis. “Parada de Lucas” é o primeiro disco do selo Diginóis, criado pelo próprio artista.

Lucas Santtana lançou seu primeiro CD “Eletro Ben Dodô”, produzido por Chico Neves e mixado no estúdio Realworld de Peter Gabriel, em 2000. O trabalho também recebeu críticas elogiosas no Brasil e em importantes publicações no mundo da música, como Village Voice, Downbeat e Chicago Tribune (EUA); Le Monde e Vibrations (França); Latino e Esquire (Japão).

Por Gabriel Versiani