Fernanda Porto Lança Seu CD No Canecão

A cantora e compositora Fernanda Porto fez, no último dia 05/02, grande show de lançamento de seu CD no Canecão, em Botafogo, Rio de Janeiro. Um dia depois de ter participado do MPBeleza (o programa está disponível em MP3 na Rede Viva Favela), Fernanda retribuiu à altura o carinho do público carioca e não deixou ninguém parado, mostrando porque é a nova sensação da MPB.

Intercalando músicas dançantes, como a radiofônica “Tudo de Bom”, e bonitas baladas, como “O Amor Não Cala”, Fernanda conquistou a galera com sua voz suave e afinada - impecável - e ainda mostrou suas habilidades em diversos instrumentos - teclado, saxofone, guitarra e até um computador, que executa as batidas eletrônicas. Aliás, o som eletrônico é o que sobressai no show, fazendo com que a bateria e a percussão sejam apenas necessários coadjuvantes.

O som de Fernanda Porto é facilmente entendido por todos, pois é pop, mas contém requintes de jazz e bossa nova, o que o torna brasileiro e universal. Essa mistura fica evidente na composição maravilhosa “Sambasssim”, parceria com Alba Carvalho: “Comecei um samba assim/ sem pandeiro ou tamborim/ só pra ver como é que fica/ eletrônico, couro de cuíca”. Se a primeira execução da música foi o suficiente para levantar o público, na hora do bis a galera pegou fogo, fazendo o Canecão ficar pequeno para tanto entusiasmo.

Outro sucesso das pistas na voz da cantora é “Só tinha de ser com você”, de Tom Jobim e Aloysio de Oliveira, que Fernanda transformou numa Drum n’ Bossa: é ritmo de música eletrônica com melodia, harmonia e letra bem brasileiras. A música, que já tocou até em novela, foi o primeiro sucesso de Fernanda Porto, que despontou para o Brasil inteiro, o bastante para, também, levantar a galera.

A apresentação da cantora foi muito bem recebida pelo público carioca. Na entrevista para o programa MPBeleza, a cantora declarou que estava ansiosa por se tratar de um show de lançamento do seu CD. Com certeza ela deve ter ficado feliz com o resultado, pois quem esteve nesta noite no Canecão cantou, se divertiu e aplaudiu essa nova cantora da nossa música popular.

Texto e fotos por Marcelo Ceará e Gabriel Versiani